quinta-feira, 8 de maio de 2014

Retenção de Líquidos

É uma reclamação comum de quem está acima do peso, e por vezes serve como “desculpa” para isso, que o inchaço do corpo é causado pela retenção de líquidos. Apesar de não contribuir para problemas como a obesidade, sendo que a média de peso que é ganho por reter muito líquido é de 2 kg a 3 kg, essa condição é reflexo de hábitos errados que podem ser prejudiciais para a saúde em longo prazo, assim como pode ter como causa alguma problema mais grave. Dessa forma, é importante identificar o que está causando essa situação para que possa ser combatido com efetividade.

Retenção de líquidos

Geralmente, os primeiros sinais de que a retenção de líquido está ocorrendo no organismo está no inchaço de certas partes do corpo, sendo que os pés e as pernas são os locais atingidos com mais frequência devido à pressão de calças e sapatos. O termo médico para essa proeminência do corpo é edema, que ocorre devido ao deslocamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. É esse líquido, pobre em proteínas do sangue, que dá o aspecto inchado para a pele, que é comprimido por acessórios do vestuário e até mesmo pela pressão dos dedos sobre o corpo.

São várias as possíveis causas para a retenção de líquidos sendo que problemas nos rins, no fígado ou no coração, doenças na tireoide, uso indevido ou exagerado de remédios assim como reações inflamatórias devido a alergias são as mais graves e o médico deve ser consultado para o melhor diagnóstico. No entanto, os casos mais comuns ocorrem com as mulheres devido às condições hormonais, principalmente em seu período pré-menstrual. Nessa fase, o problema ocorre em razão das oscilações nos níveis de estrógeno e progesterona no organismo, sendo isso uma condição passageira. Para algumas mulheres se o caso for contínuo, contudo, até mesmo a troca da pílula anticoncepcional usada pode amenizar a situação.

Além disso, a retenção de líquidos pode estar relacionada à dieta do indivíduo que, se contiver níveis exagerados de sódio, geralmente devido ao uso elevado de sal nos alimentos. Em excesso, o sal ingerido causa um desequilíbrio entre os eletrólitos e a água do organismo, o que também contribui para a deterioração das funções dos rins, mas, mesmo assim, não deve ser eliminado totalmente de sua dieta, apenas reduzido, pois é um mineral indispensável para a saúde. Para evitar que a retenção de líquidos ocorra por esse motivo, é preciso ficar atento ao sódio dos alimentos que está presente em salgadinhos, comidas instantâneas, refrigerantes, em especial os diet e light que contém ainda mais sódio, entre outros produtos alimentícios.

Se no seu caso o fator que causa a retenção de líquidos é a má alimentação, a simples melhora na dieta, comendo de forma saudável será tratamento suficiente para acabar com o problema. Acrescente mais frutas e hortaliças que facilitam e prolongam a digestão e também ajudam a melhorar a absorção de minerais capazes de evitar a retenção de líquido. Algumas dicas de produtos: abacaxi, pera, morango, pepino e alface diminuem o inchaço por terem grande quantidade de água; melão, rúcula e aspargos são diuréticos naturais; e banana, manga, tomate e laranja ricos em potássio, sendo todos extremamente benéficos para a saúde.

Muitas vezes a falta de informação de qualidade, seja de mídias especializadas ou do próprio médico, usando o “conhecimento popular” pode levar a alguns erros de avaliação. No caso da retenção de líquidos, é comum as pessoas pensarem que, para não agravar a condição, deve-se ingerir o mínimo de água possível. No entanto, a situação é exatamente o contrário, pois a água irá estimular o trabalho dos rins e isso fará com que os excessos sejam eliminados, sendo, portanto, uma das melhores aliadas para acabar com a retenção de líquidos.
Aliado a uma boa alimentação, não podemos esquecer da atividade física e a drenagem linfática, sendo que esta técnica promove excelentes resultados para a questão do edema.

Revista FisioBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.