Não é à toa que o Pilates é conhecido como um método completo.
Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.
O método trabalha com 6 princípios básicos, importantes serem listados para nos levar até os benefícios, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez.
Os benefícios do Pilates para o corpo são inúmeros, alguns deles como:
Aumenta a resistência física e mental
Aumenta a Flexibilidade
Corrige problemas posturais
Aumenta a concentração
Tonifica a musculatura
Melhora a coordenação motora
Promove menor atrito nas articulações
Alivia dores musculares
Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade
Auxilia a prevenção contra a osteoporose
Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima
Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática
Melhora a postura e a resistência muscular
Expande a consciência corporal
Ajuda no controle de peso
Fortalece os músculos abdominais
Por ter esses ganhos citados para o corpo, o Pilates pode ser usado como tratamento de dores crônicas, problemas relacionados à má postura, doenças osteomusculares, prevenção de lesões, aumento do condicionamento físico e também para a perda de peso.
Como trabalha a respiração tridimensional, ou seja, que a sua caixa torácica se movimento em 3 direções – expandindo para os lados, para frente e trás, para cima e baixo, o Pilates fortalece, ainda, o sistema respiratório e a circulação.
O Pilates é uma prática acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade, pois respeita as capacidades e busca atender à necessidade individual.
Todos os movimentos são feitos com precisão e rigor técnico e principalmente com propósito.
Como já dissemos, uma das principais vantagens do método é que ele pode ser praticado por todos: mulheres e homens, atletas e sedentários, pessoas saudáveis ou com alguma patologia.
O Pilates também beneficia as pessoas que não podem realizar outros tipos de atividade, como idosos, gestantes, crianças e quem tem lesões musculares ou ósseas.
Para idosos, por exemplo, é normal que, com o avanço dos anos, haja perda da massa muscular e óssea, assim como aumento da gordura corporal, dos problemas cardíacos, respiratórios e de eventuais problemas de incontinência.
As quedas passam a ser mais frequentes e não são raros os quadros de depressão na terceira idade.
Pode parecer exagero, mas não é: o Pilates pode evitar e tratar tudo isso de uma vez só.
Assim como atua na recuperação do tônus e flexibilidade muscular, bem como no movimento seguro das articulações, o Pilates reforça o equilíbrio de seus praticantes, fatores fundamentais para fortalecer a saúde do corpo e evitar quedas.
Além de todo o trabalho corporal, a prática estimula o bem-estar mental dos idosos, aumentando sua autoestima e a sensação de serem capazes de realizar exercícios físicos e as atividades regulares do dia a dia.
Concluímos então que o Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.
Fonte: Blogpilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.