quarta-feira, 26 de abril de 2017

Hipertensão: a doença silenciosa! Quais são os riscos associados à interrupção do tratamento de hipertensão? A doença pode piorar?



O aumento da pressão sanguínea é conhecido como hipertensão arterial. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de pessoas sofrem com a doença no Brasil. O problema representa um risco à saúde, requer acompanhamento médico e uma mudança de hábitos na direção de uma vida mais sadia.

Como é o tratamento

“O tratamento da hipertensão se baseia em três pilares básicos: dieta saudável, exercícios físicos e medicamentos. Para alguns casos iniciais, pode-se tentar o tratamento não medicamentoso isoladamente por até seis meses para depois introduzir medicamentos”, afirma a cardiologista Caroline Nagano. Na prática, no entanto, os remédios fazem parte do tratamento desde o início, porque muitos pacientes negligenciam a importância da mudança do estilo de vida.

Algumas pessoas acabam abandonando o tratamento da hipertensão depois de um tempo, o que pode ser extremamente perigoso. “Existem os riscos imediatos da suspensão abrupta de alguns remédios, com retorno dos sintomas e picos de pressão alta, cefaleia e risco de acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico”, alerta Caroline.

Agravamento “silencioso”

Por outro lado, o problema pode não apresentar nenhum sintoma. Com a falta de cuidados, a hipertensão pode progredir silenciosamente e afetar órgãos, como os olhos, os rins, o coração e o cérebro, levando à insuficiência renal e cardíaca e, em casos graves, provocando a perda da visão.

A suspensão momentânea do uso de remédios também é prejudicial e não é recomendada. “Vários pacientes dizem que medem a pressão todos os dias, observam que ela está normal e não tomam o seu remédio anti-hipertensivo, reservando-o para somente quando a pressão estiver alta”, afirma a cardiologista. O tratamento, entretanto, serve para evitar que a pressão suba e deve ser seguido à risca diariamente.

Pequenas atividades físicas do dia a dia podem ajudar na prevenção da hipertensão?

Maus hábitos alimentares e um estilo de vida nada saudável podem provocar o aumento da pressão arterial do organismo, conhecido como hipertensão. A doença, que é capaz de desencadear problemas em outros órgãos do corpo, como o cérebro, os rins e os olhos, pode ser controlada por meio da prática de atividades físicas constantes.

“Qualquer grau de atividade física é melhor do que nenhuma. O beneficio dela é maior justamente naqueles que são sedentários e iniciam qualquer atividade, mesmo que pequena”, afirma a cardiologista Caroline Nagano.

As atividades devem ser regulares

No entanto, as atividades precisam ser regulares e devem durar mais que 30 minutos. “Se a caminhada de casa ao trabalho durar meia hora e você fizer todos os dias, ela se torna benéfica em prevenir hipertensão arterial”, explica Caroline. Não existem estudos que comprovem a eficácia de utilizar as escadas de um prédio em vez do elevador por duas ou três vezes durante a semana, por exemplo, para a prevenção da doença.

O que muita gente não sabe é que existem diferenças entre atividades e exercícios físicos. A cardiologista explica: “Atividade física é qualquer atividade que aumente seu gasto calórico. Já os exercícios são estruturados e tem o objetivo específico de melhorar a saúde e a aptidão física.” Os exercícios físicos, quanto praticados regularmente, podem reduzir o risco de hipertensão em até 30%.

Consulte um cardiologista antes de tudo

É importante destacar que, antes de praticar atividades de intensidade moderada ou intensa, é recomendado se consultar com um médico para uma avaliação e, assim, evitar riscos, especialmente em pacientes diabéticos ou que já tenham pressão alta. Nos hipertensos, os exercícios físicos fazem parte do tratamento para controlar a doença.

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua no Hospital do Coração em São Paulo. CRM-SP: 145246


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.