Grande parte da população tem consciência que a prática de atividade física é importante para a saúde e longevidade. Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), os exercícios físicos podem contribuir para fortalecer o sistema imunológico.
De acordo com o professor de Educação Física da UNINASSAU Caruaru, Lucas Fillipe Mota Florêncio, a prática de atividades físicas pode ser considerada um remédio preventivo contra doenças e infecções. “Desde o início do nosso século, o exercício físico é visto como uma intervenção não medicamentosa que tem efeitos positivos desde a constituição física à condição mental dos indivíduos”, explica o profissional.
Com o isolamento social, a impossibilidade de ir e vir, para onde, como e quando quiser, é algo novo para as pessoas. Essa situação tem diversos efeitos negativos, físicos e mentais.
“Da imobilidade física (sedentarismo; inatividade) somos levados a doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemia), da imobilidade social (isolamento e distanciamento) somos levados à solidão, tristeza, saudade, angústia, ansiedade”, afirma o professor. “Tanto a imobilidade física como a imobilidade social podem contribuir para a depressão do sistema imune, ou seja, diminuição da capacidade de defesa do corpo contra agentes internos e externos”, complementa.
Portanto, quando o exercício físico é praticado de forma regular, aliado a uma boa alimentação e hidratação, se torna um grande aliado para fortalecer o sistema imunológico durante a pandemia do COVID-19, além de prevenir contra outras doenças. É importante aproveitar esse momento em casa para cuidar do corpo, da mente e da alma. Existe muitas possibilidades, como aulas on-line de Pilates, Yoga, Meditação, Dança,......
Procure um profissional qualificado e mãos a obra!!
Fonte: educabrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.