segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O que é Distensão Muscular?

















Durante a prática de exercícios físicos os músculos do corpo são muito exigidos, o que pode causar uma distensão muscular. Geralmente quando acontece a distensão muscular o indivíduo se queixa de uma “fisgada” na região onde a distensão acontece.

O nome distensão é impróprio, apesar de consagrado pelo uso. A distensão é na verdade a ruptura de um músculo, desde algumas de suas fibras até o músculo por inteiro. Junto com os feixes, são rompidos também capilares sanguíneos, resultando numa infiltração de sangue no local da lesão, formando posteriormente um coágulo.

Para ocorrer uma distensão, a falta de aquecimento e alongamento e o próprio cansaço muscular contribuem muito, mas o agente causal é sempre um movimento forte de rápida contração ou um movimento exagerado contra uma grande resistência.


Tratamento
No caso de distensões musculares, recomenda-se procurar um ortopedista ou médico do esporte imediatamente após o ocorrido. Porém, como medida emergencial depois da lesão, gelo deve ser aplicado por cerca de 15 minutos, a fim de se evitar que a lesão tome maiores proporções com uma maior infiltração de sangue no músculo afetado.

O tratamento será inicialmente feito com medicamentos para dissolver os coágulos no músculo e cicatrizar suas fibras. O mesmo segue com fisioterapia, onde terapêuticas com ultrassom e laser são combinadas com alongamentos específicos visando recuperar as funções do músculo machucado. Yoga, pilates ou musculação são utilizados posteriormente para promover o fortalecimento do músculo afetado, evitando novas lesões.

O retorno à prática esportiva é mais lento que nos casos de contratura, variando amplamente com o nível da lesão, e deve ser feito com bastante cautela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.