Antes de tudo, o Método Pilates foi originalmente criado com o nome de Contrologia, pois consistia em um controle da mente sobre todos os membros e músculos do corpo.
O que é Pilates – é um conjunto de exercícios criados por um alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para indivíduos saudáveis. O Pilates é baseado em 6 princípios: Respiração, controle, centro de força, concentração, fluidez, precisão.
Todos os exercícios tem por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, reeducação do movimento, consciência corporal, melhora da postura e músculos saudáveis (alongados e tonificados).
Assim, o Pilates atua como um condicionamento físico e mental e por isso é utilizado como alternativa de atividade física para aqueles que não são fãs de caminhada, corrida e academia. Os movimentos realizados durante o Pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada.
O Método se qualifica como uma das melhores opções de exercícios, pois dentre seus benefícios está a melhora na respiração, a diminuição do stress e a reeducação e o equilíbrio corporal. Ele também melhora a coordenação motora e a mobilidade articular, proporcionando então a prevenção de lesões em indivíduos saudáveis. Pilates é o tratamento mais utilizado para as patologias da Coluna, pois na musculatura do abdômen e promove mobilidade articular para a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga.
O Pilates também é uma ótima opção de atividade física para atletas profissionais, pois toda a aula de Pilates prioriza o fortalecimento e flexibilidade muscular associado ao movimento correto e consciente. Principalmente para os que já possuem lesões ele é muito aconselhado, pois o Pilates torna a recuperação mais rápida, além de promover um melhor desempenho e futuramente diminuir os riscos de novas lesões. O Pilates trabalha com poucas repetições e por isso, há um maior controle dos movimentos, promovendo sempre um movimento consciente em cada exercício que é realizado.
O Pilates também pode ser praticado por pessoas de todas as idades, com uma grande variedade de patologias, tais como: problemas ósseos e musculares, e até dores crônicas, pois realizar exercícios de pouco impacto, com poucas repetições e executados com qualidade em vez de quantidade geram resultados eficazes e assim os músculos e articulações sofrem menos desgastes. No entanto, é imprescindível que a aula seja acompanhada por profissionais especializados, que prestem atenção no seu aluno e possuam uma boa formação em Pilates, além de ter em mente os limites e as necessidades de cada um. Por isso é indicado que nenhuma aula seja composta por mais de três alunos ao mesmo tempo.
O Método Pilates contém um grande repertório de exercícios, o que é bom para que cada aula seja única e não se transforme em algo monótono. Em geral, as aulas são ministradas em Studios e são individuais ou para grupos reduzidos, e têm duração de 1 hora. Os exercícios são muito variados e progressivos, eles podem acontecer no solo ou nos aparelhos e muitos deles são feitos deitados, o que facilita para quem tem dores ou problemas articulares.
Para os sedentários é ótimo, visto que os aparelhos possuem molas que auxiliam na execução do movimento.
Fonte: Blogpilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.