terça-feira, 21 de junho de 2016

Quem é Joseph Pilates? Parte II


Joseph Hubertus Pilates foi o criador da Contrologia – isso mesmo, era desta forma que o Método era chamado e foi criado e posteriormente conhecido como Método Pilates.

Ele nasceu em uma pequena cidade alemã chamada Monchengladbach, perto de Dusseldorf, em 9 de dezembro de 1883.

Seu pai foi um premiado ginasta, e sua mãe trabalhava como naturopata – são pessoas que preferem usar remédios naturais, como ervas e alimentos em vez de cirurgia ou drogas sintéticas – então podemos dizer que Pilates já cresceu em meio à atividade física e a importância da saúde do corpo.

Quando pequeno, Joseph Pilates foi uma criança muito doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática e assim dedicou sua vida à melhorar sua força física.

Se tornou autodidata e aprofundou seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. A partir dai decidiu se dedicar à prática de exercícios físicos a fim de obter um corpo forte e saudável.

Pilates focalizou nas técnicas respiratórias para ajudar com a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí derivam suas famosas fotos praticando Pilates apenas de calção. Aos 14 anos, seu corpo já era tão desenvolvido que posou para um atlas de anatomia.

Já em sua fase adulta, quando tinha 32 anos, Joseph Pilates migrou para a Inglaterra onde trabalhou como boxeador profissional. Na mesma época, foi convidado a ensinar autodefesa aos detetives da Scotland Yard (Serviço Metropolitano de Polícia).

Porém, apenas dois anos depois de se mudar para o Reino Unido, dá-se início à Primeira Guerra Mundial, e sendo considerado inimigo da pátria por ser alemão, Joseph foi preso e mandado para um campo de concentração na Ilha de Man, onde começou a desenvolver o Método Pilates.

Após a Guerra, Joseph Pilates retornou à Alemanha onde trabalhou e colaborou com especialistas em dança e exercícios físicos, tais como Rudolf Laban.

Em Hamburgo ele lutou boxe na época que esta ainda era uma prática ilegal, e por aparecer constantemente na mídia, foi convidado a treinar os policiais de Berlin.

Pilates foi obrigado posteriormente a treinar membros do exército alemão, porém descontente com a situação política e social do país, decide migrar para os Estados Unidos em 1926.

Na viagem para Nova York Joseph Pilates conheceu sua terceira esposa, Anna Clara Zuener (vale ressaltar que o idealizador do Método era viúvo da sua primeira esposa – com quem teve uma filha – e foi separado da segunda quando tido como prisioneiro na Ilha de Man).

No ano de 1929 Joseph e Clara fundaram um Studio em Nova York, o The Pilates Studio NYCP. 

Nesta época, Pilates já observava que a vida urbana agitada era responsável pelo desequilíbrio do corpo e da mente, e que futuramente iríamos sofrer as consequências desta escolha.

Assim, com seu Studio localizado em um bairro repleto de Studios de dança, sendo também extremamente perto da Broadway, Pilates começou a atender dançarinos e artistas gerando grande notoriedade para o seu Método.

Ao longo dos anos, Joseph Pilates escreveu dois livros:

“Your Health: A Corrective System of Exercising That Revolutionizes the Entire Field of Physical Education” – em 1934;
“Return to Life Through Contrology” – em 1945
Joseph e Clara ensinaram e supervisionaram seus alunos até a década de 60 quando Pilates veio a falecer aos 83 anos em 1967.

A causa de sua morte nunca foi confirmada. Alguns dizem que ele faleceu após um incêndio no seu estúdio, outros afirmam que teve complicações respiratórias, agravadas pelos cigarros e charutos que fumava. Outros ainda acreditam que foi por causa da idade avançada.

Os “Elders”, como são chamados os Instrutores que foram treinados diretamente por Joseph Pilates, afirmam que sua morte ocorreu de complicações respiratórias, pois Joseph fumava desde os 14 anos de idade e o “famoso” incêndio aconteceu um ano antes de sua morte.

Durante sua vida Joseph Pilates manteve seu corpo em forma, com um excelente físico mesmo na idade avançada e suas fotos comprovam os resultados dos exercícios e do seu estilo de vida saudável.

Ele era um instrutor muito rígido e comprometido com a sua filosofia, e segundo histórias contadas, Joe acreditou fervorosamente no seu trabalho, até o seu último suspiro.

Joseph Pilates foi um homem muito à frente de seu tempo!

Fonte: blogpilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.