Os trabalhos de pernas em cadeia fechada não exigem muita força no centro, pois não são desafios direcionados à coluna vertebral. É necessário que a organização do centro seja mantida de maneira gentil, sempre fazendo a relação entre as costelas e a pelve e um “abraçar” suave do bebê trazendo-o para junto da mamãe, para junto da coluna vertebral.
Desta forma estimulamos na gestante a manutenção do alongamento axial e vamos chamar a atenção para os locais aonde ocorre o deslizamento articular, a mobilidade. É a partir desta consciência que a força será exercida de maneira direcionada na medida adequada.
No agachamento associamos a flexão dos quadris e MMII a um eficiente trabalho de expansão e recolhimento da pelve, ou seja, mobilidade sacro ilíaca, coxo femurais e contrações excêntricas e concêntricas de todo o assoalho pélvico.
O trabalho de força de MMII é fundamental durante toda a gestação para deixar a mamãe pronta para o cotidiano do pós parto. Desta forma fazer agachamentos é uma prática bem vinda até o final do processo de gestação.
Silvia Gomes - Professora de Educação Física (UNICAMP), especialista em Biomecânica (UGF) e Pilates
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.