segunda-feira, 4 de julho de 2016

O parto está mais próximo – terceiro trimestre


No terceiro trimestre, a gestante já está com a barriga bem maior, e com esse aumento de peso e volume, o centro de gravidade será deslocado para frente, aumentando ainda mais as alterações posturais comuns da gestação. 

O decúbito dorsal vai ficando ainda mais difícil. Sendo assim vamos explorar ainda mais o posicionamento de pé, sentada no chão ou sobre a bola e seis apoios. Neste momento, deve-se continuar com os fortalecimentos e alongamentos que estavam sendo realizados. Os exercícios respiratórios serão de grande importância também nesta fase já que o diafragma será empurrado para cima pelo crescimento do útero, gerando um esforço respiratório ainda maior. 

Devemos dar uma ênfase maior às mobilizações pélvicas, que estimulam a abertura da pelve e relaxamento do assoalho pélvico. Quando estiver mais no final da gestação em que o grande momento está se aproximando, podemos realizar a posição de cócoras, estimulando assim uma abertura da pelve e incentivando o parto normal.

Não existem contra-indicações para continuar com os exercícios do Pilates até o final da gestação, isso vai depender bastante de cada gestante, o quanto ganhou de peso, se conseguiu praticar os exercícios regularmente e se ainda continua disposta para a prática, ou até mesmo se houve alguma intercorrência nesses últimos momentos. Necessita-se de uma liberação médica a cada nova consulta pré–natal.

Patricia de Andrade | Instrutora da Espaço Vida Pilates e Pilates Avançado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.