quinta-feira, 13 de outubro de 2016

DICAS DE CONGELAMENTO E DESCONGELAMENTO DOS ALIMENTOS

A técnica de congelamento e descongelamento varia de acordo com o alimento. Por isso, não há um esquema único para todos, já que cada um tem suas particularidades. Atenção: todos os vegetais e frutas podem ser congelados, desde que a intenção não seja consumi-los crus!

Frutas e hortaliças cruas
Higienizar, retirar as partes não comestíveis (cascas, sementes e talos), colocar em embalagem adequada e armazenar no freezer. Para descongelar, coloque direto na água quente, onde eles serão cozidos – pois não podem ser consumidos in natura após congelados.



Frutas e hortaliças cozidas
Higienizar, retirar as partes não comestíveis, cozinhar, resfriar na geladeira e armazenar no freezer. Para descongelar, deixar o alimento de um dia para o outro na geladeira ou colocá-lo para aquecer no forno de micro-ondas.



Carne cozida
Retirar partes não comestíveis, cozinhar, resfriar, colocar em embalagem apropriada e armazenar no freezer. Para descongelar, deixar o alimento de um dia para o outro na geladeira ou usar micro-ondas.


Sopas
Não cozinhar os vegetais por completo. Macarrão e arroz devem ser colocados na hora do consumo. Depois de pronta, resfriar e guardar em embalagens apropriadas e armazenar no freezer.



Pães
Devem estar frescos ou semi assados. Embalar cada pão individualmente, em papel alumínio, e coloque-os em um mesmo saco plástico. O descongelamento deve ocorrer em temperatura ambiente ou no forno.



Fonte: Revista Vivasaúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.