quarta-feira, 29 de março de 2017

Musculação e Pilates: é possível fazer os dois?

Alguns Benefícios da Musculação



Quando estamos buscando um corpo mais bonito e definido, a musculação feita regularmente poderá auxiliar na redução da gordura corporal e aumento da massa magra desenhando um corpo mais harmônico.

O processo da aprendizagem dos movimentos no treinamento não só irá melhorar a qualidade do exercício quanto ao resultado, mas também seu cérebro, quer dizer, trabalham-se o corpo e o cognitivo (concentração, memória e atenção).

Pode-se melhorar a saúde cardíaca, pois a musculação prepara o coração para esforços intensos. Ao fortalecermos os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sofrem menos variações ao esforço.

Um treinamento bem supervisionado por um profissional da área poderá fazer com que o aluno melhore sua postura e assim sinta a diminuição das dores.

Muitas vezes, o aluno procura a musculação como meio de socialização e melhorar sua auto-estima como resultado deste convívio.

A liberação de endorfina durante a execução dos exercícios poderá melhorar o bem estar, qualidade de vida e de sono no praticante.

Exercitar-se com regularidade pode manter um aspecto de maior jovialidade, isso mesmo, manter você mais jovem, diminuindo sua perda de massa magra entre outras vantagens.

A musculação te ajuda a manter um corpo mais magro. Em longo prazo com o gasto calórico associado ao ganho de massa muscular e a aceleração do metabolismo basal, aumentam a queima de calorias e assim diminui as reservas de gordura corporal.

Alguns Benefícios do Pilates


Melhora da força e resistência muscular;

Aumento da Flexibilidade;

Retreinamento de mecanismos proprioceptivos, equilíbrio e aumento da consciência corporal;

Controle muscular e estabilidade postural;

Melhora da dor lombar;

Melhora de humor e redução da insônia;

Melhora da autonomia e independência em idosos, ganho de força, diminuição do risco de quedas;

Aumento da resistência abdominal, principalmente do músculo transverso do abdome;

Promoção da qualidade de vida;

Melhora de estabilidade lombo-pélvica, entre outros benefícios;

Melhor funcionamento do sistema respiratório;

Fortalecimento dos ossos e músculos;

Previne Lesões;

Reestrutura o corpo;

Alivia as dores musculares;

Definição muscular;

Aumenta a força;

Desenvolve o controle muscular;

Aumenta a elasticidade;

Auxilia a coordenação motora;

Maior resistência;

Fortalecimento dos músculos pélvicos;

Alivia a ansiedade;

Melhora a circulação sanguínea;

Trata a osteopenia e previne artrose e osteoporose.

Unindo Pilates e Musculação

O praticante da musculação ou Pilates pode agregar uma atividade à outra na hora de decidir seu exercício físico semanal.

Será muito importante que comunique tanto o instrutor de Pilates quanto o professor da academia que está ou quer praticar as atividades em conjunto para que ambos possam adaptar as rotinas de treino voltadas a uma melhor qualidade na estruturação dos treinos.

Deve-se sempre lembrar as características como, por exemplo: sexo, idade, profissão, grau de condicionamento físico, objetivos e outros para que se atinja um melhor resultado.

Devemos lembrar que mesmo quem gosta muito de fazer exercício físico não deve fazer as aulas de Pilates e musculação no mesmo dia. O ideal é que num dia se faça um tipo de exercício e alterne no outro dia de modalidade.

Levando em consideração as diferenças e particularidades entre as duas atividades a estruturação do treino deverá ser dividida de uma maneira que não haja sobrecarga de treinos nos grupos musculares. Um treino bem dividido proporcionará resultados excelentes.

Vamos usar como exemplo um treinamento básico para que se possa visualizar melhor esta proposta (lembrando que este treino deverá ser prescrito individualmente, levando em conta as necessidades e características citadas mais acima):

Obs: Exemplos para fins educativos. Consulte seu instrutor e professor para um treino só seu.

Treino de Cinco Vezes Semanais
Treino 1 – Musculação: treinamento de costas e bíceps

Treino 2 – Pilates: alongamento, flexibilidade, fortalecimento de membros inferiores e abdominais (podem entrar aí também pranchas e outros exercícios globais)

Treino 3 – Musculação: treinamento de peitorais e tríceps

Treino 4 – Pilates: alongamento, mobilização de coluna, fortalecimento de paravertebrais, multífidos, glúteos e abdominais.

Treino 5 – Musculação: treinamento de membros inferiores

Pode-se também escolher outras combinações de treino como:

Quatro dias de treino de musculação e um de Pilates;

Dois dias de Pilates e dois de musculação;

Três dias de Pilates e um de musculação, entre outras combinações.

Dependerão de suas preferências, disponibilidade de tempo, poder aquisitivo e necessidades individuais sua melhor escolha. Listaremos aqui também alguns benefícios comuns entre as duas modalidades e que irão melhorar os resultados esperados.

Benefícios Comuns entre as Modalidades


Postura

Uma má postura muitas vezes pode ser resultado de falta de fortalecimento e de consciência corporal.

Ao unirmos o Pilates e a musculação, além de fortalecer o Power House, ainda podemos promover uma significativa melhora da consciência corporal.

Com isso, sua postura vai melhorar consideravelmente e você obterá melhores resultados na musculação, pois os exercícios serão mais intensos e específicos.

Melhora na Flexibilidade

O Pilates será um grande aliado neste quesito.

A maior parte das pessoas que procuram as aulas de Pilates e também da musculação apresentam problemas de encurtamentos, que mesmo em seu dia a dia podem limitar alguns movimentos corriqueiros e que será de fato sentido ao sermos submetidos a exercícios que exijam mais flexibilidade.

Durante as aulas de Pilates pode-se aumentar muito a flexibilidade, principalmente de toda a cadeia posterior, melhorando a mobilidade e refinando e aumentando a amplitude dos movimentos e obter assim melhores resultados.

Aumento da Consciência Corporal

A tomada da consciência do próprio corpo ao praticar musculação ou Pilates faz com que após a prática constante melhore o processo proprioceptivo do aluno criando uma execução mais perfeita dos movimentos.

Assim, ao treinar, consegue-se concentrar muito mais estímulos na musculatura alvo e melhorar consideravelmente a qualidade de seu treino.

Fortalecimento Global dos Músculos

A associação das duas modalidades poderá trazer um melhor equilíbrio entre as musculaturas trabalhadas.

Regra geral: observamos nas academias que homens e mulheres trabalham de forma diferente a composição corporal de cada sexo.

Os homens, por exemplo, focam seu treinamento mais em fortalecimento dos membros superiores e as mulheres ao contrário focam nos membros inferiores.

O Pilates poderá ser um complemento para estes desequilíbrios ajudando a equilibrar melhor os desequilíbrios causados por meio destas escolhas.

Podemos também utilizar estas modalidades nas populações especiais como idosos, atletas e outros. A junção poderá então fortalecer o corpo como um todo.



Fortalecimento Abdominal

Qual é a pessoa que não deseja um abdome fortalecido e definido? Que tal então aproveitar os benefícios do pilates e musculação para realizar esse sonho?

Todo treinamento estruturado de musculação apresenta exercícios abdominais em sua montagem e o pilates não fugiria desta mesma linha.

Muitas academias possuem equipamentos que trabalham e isolam especificamente estes músculos e possuem também rotinas de exercícios em colchonetes e bancos.

Atualmente a musculação já inclui também acessórios muito conhecidos do Pilates e treinamento funcional como as bolas e bosus. Há muitos exercícios que mobilizam além do reto abdominal, os oblíquos e o transverso.

Durante as aulas de Pilates também serão muito exigidos os mesmos músculos, mas com um foco diferenciado, pois os princípios serão mais solicitados.

Conhecido como centralização, segundo Carpes, 2008, o treinamento da região abdominal e lombo-pélvica pode ser descrita como CORE TRAINING (treinamento do centro), e o equilíbrio funcional dessa região é chamado de estabilidade.

 ‘’A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.’’

Fonte: Blog Pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.